terça-feira, 9 de outubro de 2018

ANDREIA REZENDE PODE NÃO ASSUMIR MANDATO DE DEPUTADA ESTADUAL

O quadro político eleitoral dos eleitos para a Assembleia Legislativa do Maranhão ainda poderá mudar de configuração. 
Além de muita gente que se encontra sub-judice ou aguardando julgamentos, a esposa do deputado estadual Stênio Rezende, Andreia Rezende, pode não assumir mandato por falta de condições físicas e mentais para o exercício das funções do cargo. Como todos sabem, para assumir cargo público é requisito fundamental ter condições físicas e mental para o exercício das atribuições do cargo. Andreia Rezende foi vítima de um acidente trágico junto com seu marido Stênio Rezende, e mesmo depois da tragédia teve sua candidatura mantida pela família e sagrou-se vitoriosa com mais de 47 mil votos.

Mas nesta campanha de 2018  o real estado de saúde de Andreia passou em brancas nuvens. O marido, deputado estadual Stênio Rezende, em setembro passado chegou a publicar uma nota lacônica na qual diz "Quanto à saúde da minha amada esposa, Andreia Rezende, mãe dedicada, companheira de todas as horas, tenho muita fé e confiança que em poucos dias seremos abençoados com sua recuperação e poderemos olhar novamente aquele sorriso no rosto que contagia a todos ao seu redor".
O pai de Andreia discursou em comício em Riachão e  por várias vezes disse que a filha estava consciente. Durante a campanha não houve nenhuma manifestação da candidata, nenhum vídeo, nada. Depois do acidente a campanha de Andreia foi feita pela família e aliados. Dela só a fotografia e os demais produtos de campanha. Agora depois da campanha o marido e deputado estadual Stênio Rezende publica agradecimento de votos ao Povo do Maranhão nas redes sociais, mas volta a silenciar sobre o real estado de saúde de Andreia. Nos meios políticos especula-se a incapacidade absoluta dela para assumir o cargo. Não se sabe, o que se sabe é que não há informações sobre o real estado de saúde da deputada eleita.   

O art. 15, inciso II, da Constituição Federal de 1988 arrola como causa jurídica de perda ou suspensão dos direitos políticos a incapacidade civil absoluta. Se Andreia tiver nessa condição ela não terá como assumir o mandato de deputada estadual para o qual foi eleita.

Stênio Resende

O marido e deputado estadual Stênio Rezende está condenado pela Justiça Federal e pode ser preso a qualquer hora, e a agora a esposa eleita e bem votada, mas com graves problemas de saúde que podem inviabilizar sua posse e o mandato. Esperamos que a Procuradoria Regional Eleitoral, os partidos políticos, os suplentes e a Justiça Eleitoral não permitam que um mandato de deputado possa ser exercido por procuração por membros de uma família.    

Nenhum comentário: